quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Heliotropium supinum




 Heliotropium supinum L.*
Erva anual, com 10 a 80 cm,  algo esverdeada, por vezes, acinzentada, vilosa (com pêlos patentes, macios e compridos), caule tomentoso-viloso, ramificado, decumbente ou prostrado; folhas ovadas ou elípticas, mais ou menos vilosas na página superior e tomentosas na página inferior; flores brancas, de pequena dimensão  (1 a 2 mm de diâmetro) agrupadas em inflorescências onde se dispõem em cimeiras geminadas, densas.
Apresenta numerosas semelhanças com a espécie congénere Heliotropium europaeum. (espécie que é bem mais vulgar em Portugal). Para as distinguir dever-se-á atender, desde logo, à postura do caule da planta em observação (caule erecto no caso do H. europaeum; decumbente ou prostrado no caso do  H. supinum).  Outras características (perceptíveis por um observador mais atento) enunciadas pela Flora Iberica: cálice dividido quase até à base e persistente após a queda do fruto; este geralmente com 4 núculas (H. europaeum); cálice dividido apenas num terço do seu comprimento, que se desprende da planta juntamente com o fruto; este geralmente com uma só núcula, raramente com 2 ou 3 (H. supinum).
Tipo biológico: terófito;
FamíliaBoraginaceae;
Distribuição: Sul da Europa, África,  Ásia Ocidental, Índia e Canárias. 
Em Portugal, apesar de não ser, aparentemente, muito comum,  distribui-se por grande parte do território do Continente, concentrando-se, sobretudo, nas regiões do sul e do centro do país.
Ecologia/habitat: pastagens com alguma humidade; leitos secos de cursos de água ou de pequenas lagoas e charcos temporários, em substrato arenoso ou argiloso, por vezes, nitrificado,  a altitudes até 700m. 
Floração: de Junho a Setembro.
*SinonímiaHeliotropium hirsutum C.B.Clarke; Heliotropium malabaricum Retz.
(Local e data:  Rio Ponsul, em Idanha-a-Velha; 11 - Setembro - 2015)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Carlos Venade disse...

Maravilhosa. Não ocorre na região onde vivo, mas encantam-me essas cimas escorpioides. Somente conhecia o Heliotropium europaeum, que vejo quando me desloco até ao Douro.