domingo, 9 de outubro de 2016

Azolla filiculoides

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Azolla filiculoides Lam.
Pequeno feto (1 a 10cm) aquático e flutuante, com caules horizontais, ramificados, cobertos por folhas imbricadas e com raízes numerosas.
Tipo biológico: hidrófito;
FamíliaAzollaceae;
Distribuição: planta exótica, originária das regiões tropicais da América, introduzida e naturalizada nas regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.
Em Portugal, onde terá sido introduzida por via da cultura do arroz, encontra-se, pelo menos,  nas bacias hidrográficas do Côa, Vouga, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana.
Ecologia/habitat: águas paradas em lagoas e charcos e águas lentas ou paradas em rios e outros cursos de água. 
Época de reprodução:  de Abril a Junho.
Estatuto legal: em Portugal a planta tem o estatuto legal de planta invasora. Multiplica-se, com efeito, muito rapidamente, pois reproduz-se não apenas por esporos, mas também por fragmentação vegetativa, dando origem, por vezes, a extensos tapetes que não só provocam a deterioração da qualidade da água, com consequências negativas em matéria de saúde de pública, como afectam também a fauna e flora dos locais onde prolifera.
[Locais e datas: Ribeira do Boi (afluente do rio Côa em Cró - Rapoula do Côa); 3 - Setembro - 2016 (foto 1);  rio Côa (em Badamalos): 31 - Julho - 2015 (fotos restantes)]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: