segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Narcissus triandrus subsp. pallidulus

(1)

 (2)

(3)

(4)
Narcissus triandrus L. subsp. pallidulus (Graells) Rivas Goday 
Ocorrem em Portugal duas subespécies de Narcissus triandus: a nominal, N. t. triandrus e a N. t. pallidulus, que presumo ser a que se encontra representada nas imagens supra.
Várias características permitem distinguir as duas subespécies, com destaque para (i) a cor das flores (amarelo vivo para a subespécie triandrus; amarelo pálido para a subespécie pallidulus) (ii) o número e forma das folhas (2 ou 3, com secção trapezoidal, na subespécie triandrus; em geral, 1 só, com secção semicircular, no caso da subespécie pallidulus). A Flora Iberica além das apontadas caraterísticas diferenciadoras menciona ainda o diverso comprimento das tépalas externas (mais compridas do que o tubo no caso da subespécie nominal e menos compridas do que o tubo no caso da subespécie pallidulus.)
Tipo biológico: Geófito;
FamíliaAmaryllidaceae;
Distribuição: A subespécie em questão (Narcissus triandrus subsp. pallidulus) é um endemismo ibérico que, em Portugal, se pode encontrar em boa parte do território do Continente (designadamente no Alto Alentejo, Ribatejo, Beira Baixa, Beira Alta, Beira Litoral e Trás-os-Montes).
Ecologia/habitat: prados, clareiras de matos, bosques com boas abertas e locais rochosos, a altitudes entre 150 e 1800m.
Floração: de Fevereiro a Maio.
(Locais e data: concelho de Almeida (fotos 1 e 4); concelho de Idanha-a-Nova (fotos 2 e 3); em 9 - Fevereiro - 2016)

1 comentário:

Majo disse...

~~~
Mas que exemplares formosos!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~