sábado, 26 de setembro de 2015

Arruda (Ruta angustifolia)









Arruda, ou Arrudão (Ruta angustifolia Pers.)
Erva perene (tipo biológico: caméfito) lenhosa na base, que pode atingir cerca de 1m de altura. Apresenta grandes semelhanças com a sua congénere Ruta chalepensis, razão por que alguns autores a consideram como uma subespécie desta. Apresenta, no entanto, algumas características permanentes que a distinguem da R. chalepensis, razão que leva outros autores a sustentar a tese de que se trata  duma espécie diferente. A este propósito é dado especial destaque às diferenças existentes nas inflorescências e nas brácteas das duas espécies: as brácteas são mais estreitas na R. angustifolia do que na R. chalepensis e enquanto que nesta a inflorescência é glabra, na R. angustifolia, a inflorescência é revestida por indumento denso formado por pêlos glandulíferos ainda que curtos.
Família: Rutaceae;
Distribuição: Sul da Europa, desde a Península Ibérica até aos Balcãs e Norte de África (Região do Magrebe)
Em Portugal, distribui-se por quase todo o território do Continente, sendo apenas duvidosa a sua ocorrência na Beira Alta.
Ecologia/habitat: orlas e clareiras de bosques e de matagais, terrenos de pastagem, geralmente, em locais com boa exposição solar, pedregosos e secos, principalmente em solos calcários ou argilosos, a altitudes até 1400m.
Floração: de Março a Julho.
(Local e data: Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão); Abril - 2015)

Sem comentários: