sábado, 11 de julho de 2015

Erysimum lagascae










Erysimum lagascae Rivas Goday & Bellot
Erva bienal ou perene (tipo biológico:hemicriptófito), monocárpica, com hastes florais (10 a 45cm) isoladas ou pouco numerosas, mais ou menos erectas, que nascem directamente da cepa.
O "hábito" é bastante semelhante ao da congénere Erysimum linifolium, podendo; à primeira vista, confundir-se com ela, tanto mais que a área de distribuição das duas espécies é parcialmente coincidente. No entanto, uma observação mais atenta permite distinguir as duas espécies. Entre as diversas características que as diferenciam, a de mais fácil percepção para o leigo (perspectiva que é sempre a minha) reside nas folhas: no E. lagascae as folhas têm na margem do limbo alguns pares de dentes bem visíveis; são, frequentemente, algo flexuosas e sempre mais largas do que as do E. linifolium, as quais, no geral, têm margens inteiras, podendo, eventualmente, apresentar um ou outro dente pouco perceptível. A existência de numerosas hastes florais é também um bom indicativo de estarmos em presença do E. linifolium.
Distribuição: Endemismo ibérico, com ocorrência limitada, do lado de cá da fronteira, à Beira Alta, Beira Baixa e, eventualmente, ao Alto Alentejo.
Ecologia/habitat: taludes, locais pedregosos, fendas de rochas, em solos arenosos de natureza siliciosa, a altitudes entre 400 e 1350m.
Floração: de Abril a Junho.
(Local e datas: Santo Estevão - Sabugal (Beira Alta) - Abril / Maio - 2015)
(Fontes consultadas: Flora.on; Flora Iberica)

Sem comentários: