segunda-feira, 6 de abril de 2015

Genista tournefortii subsp. tournefortii

(1)

(2)

(3)

(4)
Genista tournefortii Spach subsp. tournefortii 
Pequeno arbusto (tipo biológico: caméfito) que, por norma, não ultrapassa, em altura, 50cm, moderamente espinhoso, se nos ativermos ao padrão geral das espécies do mesmo género, com caules ascendentes ou decumbentes,  muito ramificados, com ramos velhos desprovidos de folhas, mas com espinhos não muito agressivos e ramos novos, vilosos (revestidos com pêlos compridos e macios), inermes, com folhas inteiras, alternas, sem estípulas, de ovadas a lanceoladas, algo vilosas, com  pêlos em ambas as páginas (frente e verso). Inflorescências em cacho agrupando flores com corola amarela em que sobressai a quilha, bem maior do que o estandarte, este, por sua vez, maior do que as asas.
Família: Fabaceae;
Distribuição: Endemismo ibérico, com ocorrência limitada ao Centro e Oeste da Península Ibérica. Em Portugal assinala-se a sua presença apenas no território do Continente (Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Alta e Trás-os-Montes).
Ecologia/habitat: terrenos de mato; orlas e clareiras de bosques, em geral, sobre solos calcários, a altitudes até 1500m.
Floração: de Março a Julho.
[Locais e datas: Mafra (concelho); 1 - Abril - 2015 (Fotos 1, 3 e 4); Cabo Espichel: 4 - Abril - 2015 (foto 2)]

Sem comentários: