quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cardo-coroado (Atractylis cancellata subsp. cancellata)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Cardo-coroado (Atractylis cancellata L. subsp. cancellata)
Erva anual(tipo fisionómico: terófito) da família Asteraceae.
Trata-se de uma planta de pequenas dimensões (6 a 30 cm) com caule simples, ou escassamente ramificado, por vezes tão curto que dá impressão que o capítulo floral está assente no solo. (fotos 3, 4 e 6).
Deveras interessante é o capítulo em forma de gomil (urceolado) protegido por brácteas pectinadas com os diversos segmentos guarnecidos de espinhos, com o aspecto de cancela (donde o epíteto cancellata) e que em conjunto formam uma espécie de coroa, a justificar o nome comum de Cardo-coroado.
Distribuição: Região Mediterrânica. Em Portugal, a sua ocorrência, tendo em conta os registos existentes no portal  da APBotânica (Flora.On), parece estar limitada ao território a sul do Tejo. 
Habitat: Prados anuais, clareiras de matos, incultos e baldios e, em geral, em terrenos secos, pedregosos e com boa exposição solar, frequentemente sobre substrato calcário.
Floração: de Maio a Julho
[Local e datas: cabo Espichel - Arrábida; 3 Junho - 2013 (fotos 1, 2, 3, 4 e 5); 6 - Maio - 2013( foto 6); 6 - Março - 2013 (foto 7)]
(Clicando nas imagens, amplia)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Erva-das-azeitonas (Calamintha nepeta subsp. nepeta)






 Erva-das-azeitonas, ou Nêveda  [Calamintha nepeta (L.) Savi subsp. nepeta ] 

Erva perene ((tipo fisionómico: caméfito), com a configuração de um pequeno arbusto, pertencente à família Lamiaceae. Muito aromática, geralmente multicaule, com indumento viloso, pode atingir entre 20 e 70 cm de altura.Folhas ovadas, ou ovado-arredondadas, quase inteiras, às vezes, mas geralmente crenuladas ou dentadas. Inflorescência alongada e estreita, reunindo-se as flores (3 a 5) em cimeiras dispostas ao longo da inflorescência. Flores bilabiadas com corola de cor entre o branco-rosa, o lilás, ou o púrpura claro.
Distribuição: Centro e Sul da Europa, Noroeste de África e Ilhas Canárias. Em Portugal ocorre em todas as regiões do território do Continente.

Habitat: sebes, muros de suporte de terra, taludes, clareiras e orlas de matos e bosques e mesmo na berma de estradas e caminhos, geralmente, em sítios secos. É indiferente à natureza do solo.
Utilização: é usada em culinária como aromatizante e, designadamente, para curtir azeitonas (donde o nome comum de Erva-das-azeitonas) 
Floração: de Abril a Dezembro.
[Locais e datas: Troviscal - Sertã; 23 - Dezembro - 2012 (fotos 1 e 2); Serra da Arrábida; 15 - Maio - 2012 (foto 5); 11 - Novembro - 2012 (foto 3) e 3 -Dezembro - 2012 (foto 4)] 
(Clicando nas imagens, amplia)

domingo, 2 de junho de 2013

Scrophularia grandiflora







Scrophularia grandiflora DC.
Erva vivaz, rizomatosa, (tipo fisionómico: hemicriptófito) da família Scrophulariaceae. É uma planta relativamente robusta, cujo caule, erecto, ramificado na base, densamente glanduloso-pubescente,  pode atingir até 1,80m; com folhas penatissectas com 2 ou 3 pares de segmentos laterais e um terminal, este ovado ou ovado-elíptico. Inflorescência extensa (até cerca de 1 m) distribuindo-se as flores com corola bilabiada,  de cor rosa-púrpura, ao longo da inflorescência em aglomerados com o número de flores de cada conjunto a diminuir a partir da base da inflorescência (até 10, na base e entre 2 e 6 nos restantes).
Esta espécie pode facilmente confundir-se com a sua congénere Scrophularia sambucifolia, pois as duas espécies são bastante semelhantes. O que, em particular, as distingue é a circunstância de a S. grandiflora ser densamente pubescente e glandulosa e a S. sambucifolia ser quase glabra (isto é, sem pêlos), como se pode observar na comparação que aqui nos é oferecida.
Distribuição: É um endemismo português confinado ao Centro Oeste do território do Continente, onde se desenvolve em lugares um tanto húmidos, mais ou menos sombrios, na orla e sob coberto de matas, em taludes ervosos, à beira de estradas e caminhos, por vezes na proximidade ou mesmo no meio das valetas que ladeiam aquelas vias. 
Floração: de Março a Julho
(Local e data: junto da povoação de Dreia - Arganil; 13 - Maio - 2013)