terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nepeta caerulea







 Nepeta caerulea Aiton *
Erva perene, da família Lamiaceae, rizomatosa, com rizoma horizontal donde brotam os caules (50 a 130 cm) providos de pêlos abundantes. Apresenta folhas opostas, ovadas ou cordiformes, curtamente pecioladas ou sésseis, com margens serradas a crenadas, as superiores agudas no ápice; flores com corola (12 a 13,6 mm) azulada ou esbranquiçada, tubular e bilabiada (com 2 lóbulos no lábio superior e 3 no inferior, com o central muito maior que os laterais e com margem crenulada). Inflorescência, frequentemente ramificada, dispondo-se as flores, em número variável, em verticilos que se apresentam mais afastados entre si na base do que no ápice.
Distribuição: É um endemismo ibérico, com distribuição limitada ao Centro e Oeste da Península. Em Portugal, onde aparentemente não é muito comum, ocorrerá apenas, segundo a Flora Ibérica, no Alto Alentejo, Beira Alta e Trás-os-Montes e, dubitativamente, também na Estremadura.
Habitat: em clareiras e orlas de bosques e em prados e taludes, a altitudes entre 750 e 1600 metros.
Floração: de Junho a Agosto.
*Sinonímia:  Nepeta cantabrica Ubera et Valdés; Nepeta coerulea Aiton subsp. sanabrensis (Losa) Ubera et Valdés; Nepeta legionensis Losa; Nepeta nuda L. subsp. coerulea (Aiton) O. Bolòs et Vigo; Nepeta numantina A. Segura; Nepeta sanabrensis Losa 
Nota: A espécie tende a confundir-se facilmente com algumas das suas congéneres, sendo a identificação da espécie completamente impossível para um leigo como eu. As fotografias são da minha autoria, mas os créditos pela identificação das plantas são inteiramente devidos ao Miguel Porto, responsável, além do mais, pela programação e concepção do Portal da APBotânica, Flora.On, a quem renovo os meus agradecimentos pela colaboração prestada. 
(Local e datas: Serra de Malcata; 24/25 - Junho - 2013)

1 comentário:

Simone Felic disse...

Ela tem uma bela flor, e admiro qualquer flor.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/