sábado, 10 de agosto de 2013

Bardana-menor (Arctium minus)





Bardana-menor * (Arctium minus Bernh.)
Erva bienal, rizomatosa (tipo fisionómico: hemicriptófito) da família Asteraceae, com caules erectos (50 a 180cm) geralmente ramificados; com folhas alternas, tomentosas, as basais com cerca 50 cm, de ovadas a cordadas com pecíolo comprido e oco e as caulinares, igualmente alternas, mas com menor tamanho e pecíolo mais curto; flores tubulares de cor púrpura, brancas ou arroxeadas reunidas em capítulos solitários ou agrupados em cachos no final dos ramos, capítulos que apresentam brácteas involucrais terminadas em gancho.
Distribuição: grande parte da Europa, Noroeste de África, Sul e Sudoeste da Ásia e Macaronésia (Açores e Madeira). Introduzida e naturalizada nos Estado Unidos da América, onde é considerada erva daninha. Em Portugal continental ocorre sobretudo no território a Norte do Tejo
Habitat: em pastagens e na orla de florestas, em terrenos algo húmidos e nitrificados, e à beira de caminhos, a altitudes entre 200 e 1700m.
Floração: de Junho a Agosto.
* Outros nomes comuns: Amores; Bardana-ordinária; Erva-dos-aflitos; Erva-dos-tinhosos; Lapa; Murruca; Pegamassa; Pegamasso; Pegamasso-menor; Teijeira.
Obs. As várias partes da planta têm sido usadas em fitoterapia (Fonte
(Local e datas: Rio Côa - Sabugal;  "7/29 - Junho - 2013)

Sem comentários: