terça-feira, 23 de julho de 2013

Estevão (Cistus populifolius subsp. populifolius)







Estevão, ou Lada (Cistus populifolius L. subsp. populifolius)
O Cistus populifolius é um arbusto da família Cistaceae, com 80 a 200cm de altura, de que se conhecem duas subespécies: C. p. populifolius  e C. p. major, apresentando aquele inflorescência geralmente glabra, folhas com margem lisa ou levemente ondulada e limbo cerca de 2 vezes mais comprido do que largo, ao passo que no C. p. major, a inflorescência apresenta abundantes pêlos compridos, tendo folhas com margens claramente onduladas. Diferem também, parcialmente, no que respeita à distribuição geográfica: o C. p. populifolius distribui-se pela Península Ibérica e sul de França, enquanto que o C. p. major ocorre na parte sul da Península Ibérica e no norte de Marrocos.
Em Portugal, o C. p. populifolius ocorre no Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura,  Beira Baixa, Beira Alta, Beira Litoral e Trás-os-Montes, ao passo que a distribuição do C. p. major está limitada ao território a sul do Tejo.  
Habitat: é uma espécie menos heliófila que o Cistus ladanifer (a vulgar Esteva, presente em algumas das imagens supra) pelo que, partilhando embora em parte o habitat desta espécie, prefere as zonas mais sombrias e os terrenos mais frescos, em locais de clima não muito frio. É uma espécie calcífuga, com ocorrência mais frequente em solos argilo-xistosos.
Floração: de Março a Julho.
(Local e data: Troviscal - Sertã; 11  - Maio - 2013)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Rafael Carvalho disse...

O estevão é frequente no vale do Douro, onde moro. Tenho alguns no meu jardim.
Cumprimentos.