domingo, 2 de junho de 2013

Scrophularia grandiflora







Scrophularia grandiflora DC.
Erva vivaz, rizomatosa, (tipo fisionómico: hemicriptófito) da família Scrophulariaceae. É uma planta relativamente robusta, cujo caule, erecto, ramificado na base, densamente glanduloso-pubescente,  pode atingir até 1,80m; com folhas penatissectas com 2 ou 3 pares de segmentos laterais e um terminal, este ovado ou ovado-elíptico. Inflorescência extensa (até cerca de 1 m) distribuindo-se as flores com corola bilabiada,  de cor rosa-púrpura, ao longo da inflorescência em aglomerados com o número de flores de cada conjunto a diminuir a partir da base da inflorescência (até 10, na base e entre 2 e 6 nos restantes).
Esta espécie pode facilmente confundir-se com a sua congénere Scrophularia sambucifolia, pois as duas espécies são bastante semelhantes. O que, em particular, as distingue é a circunstância de a S. grandiflora ser densamente pubescente e glandulosa e a S. sambucifolia ser quase glabra (isto é, sem pêlos), como se pode observar na comparação que aqui nos é oferecida.
Distribuição: É um endemismo português confinado ao Centro Oeste do território do Continente, onde se desenvolve em lugares um tanto húmidos, mais ou menos sombrios, na orla e sob coberto de matas, em taludes ervosos, à beira de estradas e caminhos, por vezes na proximidade ou mesmo no meio das valetas que ladeiam aquelas vias. 
Floração: de Março a Julho
(Local e data: junto da povoação de Dreia - Arganil; 13 - Maio - 2013)

Sem comentários: