sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cardo-roxo (Cirsium vulgare)

(1)

 
(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Cardo-roxo [Cirsium vulgare (Savi) Ten.]  
Planta herbácea bienal (tipo fisionómico: hemicriptófito) da família Asteraceae. Durante o primeiro ano permanece sob a forma de roseta de folhas basilares, só desenvolvendo o caule e florescendo no segundo ano. 
O caule erecto, por vezes, simples, mas, geralmente, ramificado, pode atingir até cerca de três metros de altura. As folhas são alternas, palmatilobadas, com os vários segmentos (o terminal mais comprido e os laterais)  munidos de fortes espinhos que, aliás, não se encontram apenas nas folhas, pois distribuem-se também ao longo do caule e dos ramos e guarnecem igualmente as brácteas involucrais dos capítulos florais. As flores apresentam corolas tubulares estreitas, exteriormente arroxeadas, reunidas em capítulos com 2 a 5 cm de diâmetro, surgindo estes na extremidade dos ramos, isolados, ou em grupos de 2 a 3.  
Distribui-se por quase toda a Europa, Ásia Ocidental e Norte de África. A espécie foi, entretanto introduzida noutras regiões do globo, tendo ganho, nalgumas partes, o estatuto pouco cobiçado de planta invasora. Está também presente em toda a Península Ibérica, distribuindo-se em Portugal por quase todo o território do continente, de forma dispersa, mas, aparentemente, não é tão vulgar quanto o sugerido pelo epíteto específico. Eu, por exemplo, desde que me dedico a estas observações, apenas avistei a espécie em três locais diferentes.
Habitat: Terrenos incultos, baldios, bermas de caminhos, em locais nem muito secos, nem excessivamente húmidos. É indiferente à composição do solo.
Floração: de Maio a Setembro.
[Locais e datas: Sabugal; 18 - Agosto 2012 (foto 1); 22- Junho 2012 (foto 5); Troviscal - Sertã, 2 - Março 2013 (foto 6); Lagoa de Óbidos; 9 - Maio - 2013 (fotos 2, 3, 4 e 7)]

13 comentários:

Anónimo disse...

Oi eu moro na cidade de Toledo -Pr aqui se encontra em lotes baldios está planta, o cardo roxo e bastante

Unknown disse...

Que curioso... moro em São Paulo e encontrei essa planta nascida "em qualquer lugar", como nasce em cantos de muro ou em qualquer terra... achei bonita, interessante e trouxe algumas sementes, que plantei em casa. Estava doida pra saber o nome. Espero que ela não tome conta de tudo aqui rss

Unknown disse...

Moro na zl de SP e tem uma planta dessa no terreno com lindas flores que começaram a aparecer em novembro. Agora em dezembro apareceu mais flores 😍😊🌸🌸🌸

Unknown disse...

Vi está planta as margens da rodovia . muito bonita.. Apiai Estado de São Paulo.. queria saber de suas propriedades.. obrigado..

Carol disse...

Belíssima, tem aqui no condomínio, em Porto Alegre /RS. Tá no primeiro ano, baixa, mas as folhas me chamaram a atenção....

Unknown disse...

Sim tem mesma as margens da rodovia Apiai GUAPIARA..e são lindas..

Unknown disse...

Ela tem algum benefício

Francisco Clamote disse...

Para além da beleza que oferefe a quem o avista, não lhe conheço outra utilidade, o que, no entanto não significa que não a tenha.

Unknown disse...

Nasceu e floresceu na margem do lago, em Pilar do Sul-SP, mas neste ano, com uma cheia, ela ficou com parte do caule submerso e morreu.

Unknown disse...

No ano passado floresceu na beira so lago, em Pilar do Sul-SP, mas neste ano, com uma cheia, ela ficou com.parte do caule submerso e morreu.

Anónimo disse...

Tem aqui no meu jardim

Anónimo disse...

Na europa comem os caules como brocolis. Tirando a casca.

Anónimo disse...

Encontrei ela hoje 3/11/23 aqui em Barueri SP em um terreno Baldio tirei foto dela e aí fiquei sabendo que planta 🪴 é muito Bonita Natureza Divina Deus Criador