quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Lírio-branco (Iris albicans)


Lírio-branco (Iris albicans Lange)
Espécie da família Iridaceae, o Lírio-branco é uma planta vivaz, rizomatosa, com caules com 40 a 60 cm de altura, pouco ramificados; folhas em forma de espada com  20 a 30 cm de comprimento; inflorescências com 3 a 5 flores, solitárias ou aos pares, brancas.
É tido como originário da Arábia e Iemen, mas largamente difundido por vários países europeus e por toda a região mediterrânica, onde é cultivado e por vezes naturalizado. É utilizado como planta de jardim e também frequentemente utilizado em cemitérios, mormente nos países muçulmanos. Daí que, em língua inglesa também seja designado por Cemetery Iris,e White Cemetery Iris.
A sua propagação opera-se através do crescimento e da divisão do rizoma.
Floração: de abril a junho.
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

BCas disse...

Oiii.Estou com uma Camelia sinensis doente e gostaria de fazer umas mudas para preservar a planta, que vem sendo passada de geração em geração. Uma tataravó trouxe da Italia quando migrou para o Brasil.
Você saberia me dizer como fazer as mudas? Quais as condiçõe4s de solo, clima e umidade.

Ela está num local ensolarado apenas pela manhã e com a terra bastante úmida. Creio que o solo é muito ácido pois tenho por perto uma Araucaria que acidifica o entorno, mas a terra é bem fértil. Acredito que a camélia esteja com fungos. Vou tratar com água de fumo de rolo, mas não sei se ela se recuperará. Fungos são difíceis. Obrigada. Beijocas de Elisabeth

Francisco Clamote disse...

Elisabeth, eu bem que gostaria de poder dar-lhe alguma indicação sobre o modo de fazer as mudas, mas a verdade é que não faço a mínima ideia de como proceder.
"Sorry".