quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feto-pente (Blechnum spicant)

(1)

(2)

(3)
Feto-pente [Blechnum spicant (L.) Roth]
Espécie da família Blechnaceae, o Feto-pente distribui-se por grande parte da Europa, norte de África, parte da Ásia (Norte, Ásia Menor e Cáucaso) Macaronésia (com excepção de Cabo Verde), Islândia e região ocidental da América do Norte. Ocorre geralmente em zonas húmidas e sombrias, em vários tipos de solos (já vi a espécie em terras de xisto e em terras de granito) geralmente ácidos, até 2200 metros de altitude. Em Portugal, para além dos Açores e da Madeira ( que fazem parte, como é sabido, da Macaronésia) encontra-se também no norte e centro do território do Continente.
Tal como outras espécies do género Blechnum, o Feto-pente possui dois tipos de frondes: as estéreis, em geral, numerosas, persistentes no inverno, com  pecíolo curto, e folíolos relativamente largos e próximos uns dos outros; as fertéis, muito menos numerosas, dotadas de pecíolo comprido,  folíolos estreitos e mais afastados uns dos outros, e  que não sobrevivem durante o inverno. Mais compridas as férteis que as estéreis, surgem aquelas no centro do tapete formado por estas. Quase se poderia dizer que as estéreis formam a cama onde as férteis acabarão por nascer.
Nas fotografias supra (1 e 2) são visíveis os dois tipos de fronde: numerosas as inférteis e uma só fértil em ambos os casos ( no foto 1, a fronde fértil está ainda em desenvolvimento e na foto 2  aparece já tombada no solo, aparentando estar seca). Na foto 3 está reproduzida a face inferior duma fronde fértil, sendo visíveis, com alguma boa vontade e depois de ampliada a fotografia, duas fiadas de esporos dispostos ao longo dos folíolos.
(Local e data: Mata da Margaraça, Serra do Açor, 16- junho- 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: