domingo, 10 de julho de 2011

Tramazeira (Sorbus aucuparia)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6) 

(7)
Tramazeira * (Sorbus aucuparia L.**)
Árvore de folha caduca, da família Rosaceae, que pode atingir até 15 metros de altura, mas que frequentemente não ultrapassa as dimensões dum arbusto. Apresenta: folhas compostas com um número variável de folíolos (oblongos, mais ou menos serrados) (foto 7); flores com corolas brancas, dispostas em corimbo (foto 2); frutos (bagas) agrupados em cachos, pequenos (4 a 8 mm de diâmetro) vermelhos quando maduros (ocorrendo a maturação por volta de setembro) (foto 3).
É uma espécie que se distribui pelo norte da Ásia e por quase toda a Europa. No entanto, no sul da Europa, o seu aparecimento só ocorre a altitudes elevadas. Similarmente, também em Portugal só se encontra no centro e norte do país (Serra do Gerês, Trás-os-Montes, Serra da Estrela e também na Serra da Lousã). Em recente viagem pelo centro do país, tive a oportunidade de verificar a sua existência nestas duas últimas localizações.
Suporta bem o frio e não é particularmente exigente em matéria de solos, podendo sobreviver em terrenos pouco ricos, secos e  mesmo nas fendas de rochas .Todavia, nestas condições (documentadas  nas fotos 4 e 5) o seu crescimento é, forçosamente, limitado.
Os frutos, muito amargos, não são geralmente utilizados na alimentação humana, sendo, no entanto, usados, nalgumas regiões, no fabrico de geleias e compotas de sabor amargo. Em contraposição, algumas aves incluem-nos com frequência na sua dieta.
Floresce entre junho e julho.
(*Outras designações comunsCornogodinho; Escancerejo; Sorveira; Sorveira-brava; Sorveira-dos-passarinhos)
[** Sinonímia: Aucuparia sylvestris Medik.; Mespilus aucuparia  (L.) Scop.; Pyrenia aucuparia Clairv.); Pyrus aucuparia  (L.) Gaertn.]
[Locais e datas: Serra da Estrela; 17 - junho - 2011 (fotos 1, 2, 3, 4 e 5); Serra da Lousã, 15 - junho - 2011 (fotos 6 e 7)]  
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: