quinta-feira, 28 de julho de 2011

Erva-pinheira (Sedum sediforme)


Erva-pinheira [Sedum sediforme (Jacq.) Pau]
Planta da família Crassulaceae, a Erva-pinheira, também conhecida pela designação comum de Pinheirinho-das-areias é uma herbácea vivaz, com caules floríferos que podem atingir até 60 cm de altura, e caules estéreis muito mais curtos; folhas geralmente ovóide-lanceoladas, carnudas, sésseis e dispostas alternadamente ao longo dos caules floríferos e imbricadas nos ramos estéreis; flores sem brácteas e corola composta por pétalas amarelo-cremosas, dispostas em inflorescências corimbiformes.
Distribui-se por toda a Região Mediterrânica, França (centro) e norte de Espanha. Em Portugal, embora possa ocorrer noutras regiões, é mais frequente no litoral centro e sul.
Adaptada a diversos habitats, esta planta pode encontrar-se em pinhais e matagais, em solos geralmente secos, pobres e mesmo rochosos. É, no entanto, mais abundante em terrenos arenosos do litoral que coloniza a partir das zonas interdunares.
Floresce de junho a setembro.
SinonímiaSempervivum sediforme Jacq.; Sempervivum altissimum Poir.
(Local e data: Fonte da Telha - Almada; 26 - julho - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Dulce disse...

a natureza sempre nos surpreende com as suas belas formas, bonitas cores e perfumesparabens por mais um optimo artigo e bonitas fotografias.