segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cleónia (Cleonia lusitanica)




Cleónia* [Cleonia lusitanica (L.) L.; sin.: Prunella lusitanica L.; Prunella odorata Lam.; Cleonia lusitanica var. aristata Cout.; Cleonia punica Beauverd]

É uma planta anual, híspida (= "revestida de pêlos compridos"), da família Lamiaceae, cujo caule pode atingir até cerca de 40 cm. Distribui-se pela  Península Ibérica (Portugal e Espanha) e pelo norte de África  (Argélia, Marrocos e Tunísia). No território continental de Portugal, a espécie encontra-se no centro oeste, centro sul, sudeste e barlavento algarvio.
No geral, ocorre em encostas de outeiros e colinas, em terrenos incultos e secos, sobre solos calcários.
Segundo a fonte para que remete o "link" supra, a Cleonia lusitanica  será a única espécie do género Cleonia, sendo este, pois, um género monotípico, uma vez que considera a Cleonia punica, como simples sinónimo da mesma espécie. Há, no entanto, quem considere esta como uma espécie diferente (aqui e aqui). Não sou eu, porém e como é óbvio, a pessoa indicada para resolver o diferendo.
Floresce de maio a junho.
(*Não encontrei, em nenhuma fonte, qualquer designação em português vernáculo. Optar pela tradução da designação científica, foi ousadia minha. Não direi, no entanto, que tenha sido um trabalho de Hércules.)
(Local e datas: Serra da Arrábida; maio - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: