sábado, 18 de abril de 2009

Plantas ornamentais: Pitósporo (Pittosporum undulatum)

(Aspecto geral da planta)

(As flores)


(Os frutos)

Pitósporo, Pitósporo-ondulado, Árvore-do-incenso, Falsa-árvore-do-incenso, Incenseiro e Pau-incenso são alguns dos nomes comuns por que é designada, em Portugal, esta planta com o nome científico de Pittosporum undulatum Vent. É uma planta originária do sudoeste australiano, tendo sido introduzida em Portugal (onde tem actualmente o estatuto de planta invasora) com fins ornamentais e para utilização em sebes vivas.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Apiales; Família: Pittosporaceae; Género: Pittosporum; Espécie: Pittosporum undulatum.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

3 comentários:

BCas disse...

Oiii
Esta ( pau incenso)é uma nota usada em perfumaria. Beijocas de Elisabeth

Anónimo disse...

Tenho no jardim da minha rua um PITTÓSPORO.
Na primavera, quando está em flor, faz as delicias de quem passa por baixo dela, pois já é uma arvore crescida,deita um perfume tão intenso e delicioso, que nem apetece de lá sair

pedrw disse...

A primeira foto é de uma árvore diferente, e tenho ambas no meu jardim. Os pitóspros vendem-se nos hortos, só a essa primeira é que não há á venda. E não entendo porque é considerada uma invasora porque é uma planta rara de se ver, excepto na mata se Sintra, onde realmente se comporta como invasora, mas fora dai não prolifera porque necessita de um ambiente fresco e húmido, como o da Serra de Sintra. E mesmo na Serra de Sintra, se repararem ela só prolifera nas partes mais húmidas onde não há pinheiros. E a prova de que não é invasora em todo o lado é que a minha já tem uns 15 anos e não se espalhou. Infelizmente quem decide o que é invasor em Portugal não entende nada do assunto e só porque é invasora num local passa a ser proibida em todo o lado. E essa irracionalidade é ridícula. E basta pensar que sem essas árvores, que representam a maioria na mata de Sintra (na zona mais húmida) a mata já não seria a mesma, e seria tudo pinhal. E que graça teria uma mata só de pinheiros ???