segunda-feira, 2 de março de 2009

Flores silvestres: Camomila (matricaria recutita)

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)
Com a aproximação da Primavera, os campos de Portugal enchem-se com as flores desta planta, designada vulgarmente por Camomila (Nome cientifico: Matricaria recutita L. ; sin.: Chamomilla recutita (L.) Rauschert; e Matricaria chamomilla L.)
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Asterales; Família: Asteraceae; Género: Matricaria; Espécie: Matricaria recutita.
(Nota: A imagem que encimava este texto foi substituída pela imagem encontrada no endereço indicado pela autora do 1º comentário a este "post", a quem peço desculpa pelo abuso. Pareceu-me, no entanto, ser menos grave o furto cometido do que a permanência da imagem que não correspondia à planta. Renovo as desculpas e os agradecimentos à autora que, se nisso vier a ter algum interesse, poderá dispor livremente das imagens publicadas no Botânico Aprendiz)

4 comentários:

Anónimo disse...

Não parece ser a Camomila!!!

Ver a verdadeira Camomila:

http://asminhasplantas.blogspot.com/2009/01/matricaria-recutita.html

Francisco Clamote disse...

Grato pela visita e pela chamada de atenção. Logo que tenha oportunidade, procederei à substituição da imagem. Entretanto, se me souber dizer o nome da planta da fotografia, maior seria a minha gratidão. Saudações amigas,

Crix disse...

Olá Francisco!
O/A anónimo que fez o 1º comentário e indicou o tal endereço, não fui eu (a autora da fotografia). Penso que é a primeira vez que visito este blogue e por acaso reparei na foto que me era familiar :)
Mas resolvi perdoar o 'abuso' pois este blogue merece e o importante mesmo é esta partilha de 'espantos' que ambos fazemos.
E uma vez que temos um interesse comum, se não se importa vou adicioná-lo nos favoritos.
Abraço

Francisco Clamote disse...

Olá Crix !
Fico-lhe grato pela dupla simpatia (o perdão pelo abuso e o adicionar do "Botânico"). O perdão acho que se justifica, pois de alguma maneira, foi em desespero de causa. Não encontrei, com efeito e entretanto, por razões de saúde, uma outra fotografia para substituir a errada. O adicionar do meu blogue já é muita generosidade sua, pois o botânico é mesmo aprendiz e não é esse, pelo que já vi, o seu caso. Agradeço, pois duplamente. "As Minhas Plantas" já foi aqui adicionado e tal nem sequer é favor, pois eu é que terei a lucrar com o que nele irei aprender.
Abraço amigo.