domingo, 28 de setembro de 2008

Plantas suculentas: rosinha-de-sol

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)



Rosinha-de-sol é a designação, em português, que encontrei atribuída a esta planta suculenta com o nome científico de Aptenia cordifolia (L.f.) N.E.Br. Pertence à Classe Magnoliopsida; Ordem: Caryophyllales; Família: Aizoaceae; e Género: Aptenia.
Originária do Sul de África tem sido usada em Portugal como planta ornamental, onde parece ter encontrado excelentes condições para prosperar. Com efeito, desenvolve-se de forma surpreendente, alastrando e cobrindo rapidamente as superfícies onde se encontra. As suas sementes, depois de libertadas da cápsula onde amadurecem, disseminam-se pelas áreas envolventes, levadas pelo vento, pois são muito leves. Tal facto contribui para a o sucesso desta planta que, diga-se, é bem vistosa, pois à beleza das suas flores (de pequena dimensão) junta-se o brilho das folhas.
A designação de suculenta atribuída a esta planta, tal como a muitas outras, deriva do facto de este tipo de plantas guardar nos seus tecidos grandes quantidades de água. Em termos relativos, claro está.

6 comentários:

Hazel Evangelista disse...

As flores da aptenia são comestíveis (embora seja uma pena colhê-las).

PRISCILA disse...

Olá! Tudo bem? Sou Priscila, uma menina de 13 anos, que ama plantas! Eu também arrumei uma muda dessa plantinha linda, mas estava sem raízes. Plantei ela em um vaso, para servir de forração. Ela parece que não pegou. Está mucha, fosca, sem brilho e também sem vida. Queria saber se ela morreu, ou se é apenas seu processo, até ela pegar. Mas acho que já morreu. Se caso conseguir arrumar outro galhinho dessa plantinha, como devo plantá-lo? Gostaria muito que me ajudasse, pois queria muito ter essa plantinha, é realmente lindinha. Áa, o lugar que fica o vaso no qual ia plantá-la, não pega sol o dia inteiro, ví nos sites que elas precisam de plenoo sol, mas o meu vaso só pega uma parte do dia. Será que ela vai dar certo nesse lugar? Ela gosta de água? Obrigada pela atenção! Tchaau! Bjs! Que Deus te abençoe! ''Jesus te ama!''

Francisco Clamote disse...

Olá, Priscila.
Fez-me muitas perguntas a que não sei responder, mas sempre lhe direi que a planta pega mesmo sem raízes e não costuma ser difícil. Eu esperaria mais um tempo antes de a arrancar.
De facto, prefere um local bem ensolarado e não precisa de muita rega. O excesso de água pode fazê-la apodrecer e morrer.
Antes de plantar outro raminho deixe-o um dia ou dois,depois de o cortar, paar que o local do corte possa secar. Não sei se resulta, mas é o que eu costumo fazer.Obrigado pela visita.Bjs.

Adriana Alves disse...

Oi Pricila o que faço é colocar o galhinho em um recipiente com água, mais não muito o suficiente para que somente a pontinha permaneça na água , e que o recipiente mantenha o galho em pé, e observe para o mosquito da dengue não botar larvas na água , e verificar se já apareceu as raízes e trocar a água , de preferência coloque um insulfilme na boca do recipiente e faça um furinho para acomodar a planta.

Unknown disse...

Ola meu nome é Érica Silva pode me informar onde consigo comprar esta flor em Portugal?

Francisco Clamote disse...

Infelizmente não lhe sei dizer. Acredito, no entanto, que pesquisando na net, talvez possa encontrar algum viveiro que a produza.